sábado, 26 de janeiro de 2013

Primeiro Violão. Qual violão comprar ?

Sempre quando alguém quer começar a tocar violão, e vai comprar seu primeiro instrumento surgi uma de suas maiores duvidas "Qual violão eu compro ? " 
Essa é a primeira dúvida que vem na cabeça de um iniciante, seguida de muitas outras como:será que o som do violão que vou comprar vai ser bom ? meus dedos vão doer muito ? será que compro violão de aço ou náilon ? escolho modelo clássico ou com cutway ? etc,etc...
Como eu já fui um iniciante e, como vocês que estão lendo, não entendia nada de violão . Quando comprei meu primeiro violão não tinha ideia se ele era bom, confortável, tinha um som legal, etc. Apenas fui a loja comprei e voltei pra casa. Hoje em dia vejo que dei sorte e fiz uma boa escolha, mas se tivesse um pouco mais de conhecimento sobre o assunto tinha feito um negócio bem melhor. Como passei por muitas duvidas e indagações resolvi ajudar quem está com o mesmo problema que tive, quer comprar um violão mas não sabe qual escolher. Vou colocar 5 dicas básicas para comprar seu primeiro violão



1ª Dica: Escolha um violão que lhe agrade tanto no preço quanto na aparência . 

 Sempre digo isso por dois simples motivos
Se você compra seu primeiro instrumento e paga caro, no futuro você pode se arrepender. Muitas pessoas compram o instrumento mais caro que tem na loja e acha que fez um bom negocio, uma frase que eu ouvi e que achei muito útil pra minha vida foi a seguinte " Tudo que é bom é caro, mas nem tudo que é caro é bom " e isso é realmente verdade. Se você não entende de instrumentos vai gastar seu suado dinheiro apenas acreditando no vendedor ? Não cometa tal engano compre um instrumento barato, assim não estará desperdiçando dinheiro. Se você por algum motivo desistir de tocar violão ? Seu dinheiro será jogado fora.
Um iniciante não tem seus ouvidos apurados e treinados, não vão sentir grande diferença em um violão top de linha custando mil, dois mil e um básico de cem reais. Quando você tiver mais experiencia, com o ouvido mais treinado vai perceber se o som do violão falta um pouco nos graves, se os agudos não são tao brilhantes, se o sustain é muito curto, entre outras coisas.
Se você tem um violão que você acha bonito, aquele modelo que você gosta ,seja porque seu violonista preferido usa ou apenas porque achou legal, aquela cor que é a sua cara. Você vai sentir muito mais vontade de tocá-lo, será mais motivado a aprender, terá gosto quando estiver com o violão em suas mãos.


2ª Dica: Aço ou Náilon ? Eis a questão

Todo mundo diz " comece com um violão com cordas de náilon,vai ser mais fácil ,seus dedos vão doer menos". Eu comecei com violão com cordas de náilon e posso dizer que também doe bastante no começo. E depois quando você começar a tocar violão com cordas de aço vai sentir um pouco de desconforto também .Ma tudo vai depender da frequência que você toca. Se você tocar todo dia durante uma hora ou mais, seus dedos vão doer bem mais do que se você tocar três vezes por semana, porem você vai se acostumar muito mais rápido. Se você quiser um som mais forte, vá de aço, se quiser um som bom com um pouco mais de conforto vá de náilon. São quase iguais , mas realmente violões com cordas náilon são um pouco mais confortável e mais barato também.

3ª Dica: Observe se o violão está com as cordas muito altas

Este detalhe é muito importante para o conforto do violonista. Cordas altas vão causar uma grande dificuldade na tocabilidade do instrumento , fora que seu dedo vai doer ainda mais. Iniciantes que já encontram dificuldades com pestana então... vai ser quase impossível. Ouço reclamações de pessoas que estão aprendendo a tocar , e tem seu violão com cordas de náilon e mesmo assim acham duras e desconfortáveis, quando eu vou ver o violão , esta parecendo um berimbau. rsrsrs Deste jeito fica bem difícil a pessoa ter um aprendizado legal.


4ª Dica: Não compre um violão com o braço muito gordo

Está dica é bem simples. Se você comprar um violão com o braço muito gordo vai ser um pouco mais difícil de você tocar do que um com o braço mais fino. Tem algumas pessoas que preferem o violão com o braço mais gordo, mais isso vai do gosto de cada um. Como um iniciante não sabe ainda com é sua pegada no violão, seu estilo de tocar, é melhor comprar um violão com o braço mais fino e mais fácil de ser tocado.


5ª e Ultima Dica: Não esqueça de ter um afinador.

Muito importante para iniciantes é um violão bem afinado. E a maioria compra o violão mas não tem como afiná-lo.Quando você toca com ele afinado, seu ouvido vai se adaptar com os sons corretos em suas frequências certas, isso vai lhe trazer uma grande vantagem em aperfeiçoar seu ouvido. Sempre afine seu violão , assim você vai memorizando o som de cada corda e com o passar dos anos você ficara tão habituado que conseguirá afinar seu violão de ouvido.
Hoje em dia temos vários modelos de afinadores a partir de 30 reais, afinadores online, etc . De uma pesquisada, afine de qualquer modo, mas nunca toque seu violão desafinado, para não se acostumar com o som errado das notas e acordes.

Agora é ir até a loja , e fazer sua aquisição. Boa Sorte e Bom Som !

Obs: Todo instrumento novo deve ser levado à um Luthier para fazer as regulagens e deixar-o ainda melhor para tocar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário