sábado, 9 de fevereiro de 2013

Teoria Musical Básica

Música é a arte de combinar os sons e se expressar por meio deles
A música se divide em 3 partes : Melodia, Harmonia e Ritmo.
Melodia – sons de diferentes alturas ascendentes e descendentes com intervalos variados que dão sentido musical a uma só voz , solo.
Harmonia – notas diferentes executadas juntas em conformidade ou em harmonia entre si, formando uma consonância lógica em sintonia com o ouvido e objetivando a formação e o encadeamento de acordes.
Ritmo – ordem e proporção em que estão dispostos os sons que constituem a melodia e a harmonia com movimentos em tempos fortes e fracos com intervalos regulares.

Oitava: É um intervalo de oito graus ( oito notas musicais ), na ordem ascendente ou descendente , a qual começa em uma nota e termina na mesma nota, acima ou abaixo, ou seja, duas notas iguais com alturas diferentes ( uma mais grave e outra mais aguda, ou vice versa)

Sustenido é o sinal # que indica que a nota foi elevada em um semitom ( uma tecla preta no teclado, uma casa no violão). O sinal vem sinal vem logo após a nota principal. Ex .: C#
Bemol é o sinal b que indica que a nota foi abaixada em um semitom ( uma tecla preta no teclado, uma casa no violão). O sinal vem logo após a nota principal. Ex.: Db

As Notas Musicais são sete : DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI. E realizam-se em diferentes Alturas para facilitar os timbres da voz, e modificar a fala através das cordas vocais.
Pauta ou Pentagrama é um conjunto de cinco linhas paralelas, formando quatro espaços que contamos de baixo para cima para receber todos os sinais musicais.Dentro de uma pauta temos nove notas: cinco notas nas linhas e quatro nos espaços.
A pauta não é suficiente para comportar as notas musicais em seu todo, desde as notas graves até as mais agudas, isso porque só temos nove espaços ( linhas e espaços, como já disse acima) e como as notas existem em oitavas a pauta é insuficiente para comportar todas as alturas, daí a necessidade de serem colocadas as linhas suplementares, que são pequenos traços acima ou abaixo da pauta para indicar uma outra linha ou espaço. As linha suplementares podem ser superiores, quando localizadas acima da pauta e inferiores , quando localizadas abaixo da pauta.
Segue logo abaixo a imagem da pauta com suas 5 linhas, 4 espaços, linha suplementares superiores e inferiores .



Clave é a figura musical que da o nome as notas musicais. A nota só terá seu nome correspondente quando no inicio da pauta tiver uma clave
Existem 3 tipos de clave atualmente




A clave de Sol só pode ser escrita na 2ª linha.
A clave de Fá pode ser escrita na 3ª ou
na 4ª linha.
A clave de
Dó pode ser escrita na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linha. Cada clave dá seu nome à nota escrita em sua linha, ou seja, como a clave de Sol é escrita na segunda linha, qualquer nota nesta linha sera Sol. O espaço seguinte será , a linha seguinte Si, e assim por diante...
Exemplo.

A clave de Sol é a mais popular, por ser usada no piano para fazer a melodia, as notas executadas com a mão direita. A clave de Fá na 4ª linha também é usada no piano , para designar as notas executadas com a mão esquerda, a harmonia.

Um comentário: