quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Transporte de tonalidade

Transportar uma musica é tirá-la de um tom alto ou baixo e colocá-lo em um outro tom adequado a voz. Antes de tocar e cantar , é bom verificar a altura do instrumento e o tom da musica.
As notas são sete: C, D, E, F, G, A, B. Isso quer dizer que a extensão da nossa voz, para as musica cantadas ,combina mais em um dos tons citados ou em seus intermediários com sustenidos ou bemóis. Sua voz já esta tabulada em uma altura padrão definida, e, se numa musica o tom da sua voz for aprovada em C , é em C que você deve entoá-lo. Agora, é importante observar que cada música tem um tom determinante – umas em C, outras em D, enfim, - e que é ela quem norteia o tom que você deve tocar e cantar.
Quando uma música é cantada e tocada em C, e esse tom é alto ou baixo para sua voz, você deve solicitar o tom imediatamente superior – D, E – ou inferior B, A – para a execução da musica. Não force cantando em tom alto ou baixo, imitando voz de ninguém.
Ex.: Se a musica estiver em tom alto, teremos que transportá-la para um tom mais baixo, da seguinte forma: se estivermos em G, desceremos para F; se ainda persistir alta, desceremos para E, e assim por diante. Se a música estiver em um tom baixo, teremos que transportá-la para um tom mais alto, da seguinte forma: Se estivermos em D, transportaremos para o tom E; se estiver ainda baixo , transportaremos para F,etc.

Usando a escala cromatica, temos as notas na ordem ascendente assim:
C C# D D# E F F# G G# A A# B C

E na ordem descendente assim:
C B Bb A Ab G Gb F E Eb D Db C

Entre cada nota desta escala existe a diferença de meio tom.

Exemplo: transportarei este conjunto de acordes 2 tons acima.
Original: Am F C G7
Transportada: C#m A E B7
Note que o acorde transportado ficou alterado. A letra “m” se mantém porque o acorde é menor; o número “7” se mantém porque o acorde é com sétima. No caso do acorde sustenido é com diferente, porque a contagem é quem vai determinar se o acorde é com sustenido ou não. Ex.: de D a E há um tom, porque no meio há o D#. No caso de Em transportando um tom, ficará F#m porque o E sustenido é o F natural indicando que só há meio tom de E para F.

Hoje em dia o transporte pode ser feito, em alguns teclados, automaticamente usando a função Transpose, podendo subir ou abaixar o tom. No violão podemos subir o tom usando o Capotraste , mas para abaixar o tom no violão terá que realizar este método de transporte.

Tabela de Transporte
Para usar a tabela veja a tonalidade original nas linhas e escolha uma maior ou menor. Use sempre os acordes perto da linha azul clara ( linha M )
Ex.: A música tem os acordes C# e E, e você quer aumentar um tom. Você vai la linha do acorde C# ( linha N) e desce 2 linhas para baixo ( cada linha é meio tom) e veja que na mesma coluna (1) do C# está o D#, na mesma linha do C# ( linha N ) você vai procurar o E e nesta mesma coluna (4) duas linhas abaixo está o F#.
Então os acordes C# e E aumentando um tom ficará D# e F#.
Bom espero que tenham entendido.
Boa Sorte e Bom Som !

2 comentários:

  1. Gostei era isso que eu tanto procurava, muito mais fácil e prático. Parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Como Transportar uma musica que esta no tom de Sol maior para o tom de La menor

    ResponderExcluir